terça-feira, 15 de setembro de 2009

NOVOS PIERRÔS, VELHOS SALTIMBANCOS

o:smarttagtype name="PersonName" namespaceuri="urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags">

Vera Lins é ensaísta e crítica literária, especialista nas relações entre literatura e artes plásticas. Seu livro aborda uma questão inédita no âmbito da discussão da existência de produção artística e literária moderna antes de 1922, tendo em vista a vivência de Gonzaga Duque como precursor da crítica de arte.
O livro trata da obra do supracitado crítico de artes plásticas que inaugurou uma visão de sobre artes no Brasil, escrevendo entre 1886 e 1911. Seu trabalho antecede o período considerado modernista; no entanto, mostra uma abertura para questões da cultura e da arte que possibilitam considerá-lo avant la lettre.
            Em Novos Pierrôs, Velhos Saltimbancos, faz-se uma leitura de toda a sua trajetória no contexto da virada do século XIX para o século XX, tentando entendê-la teoricamente no panorama do simbolismo brasileiro e europeu. Associam-se as interrogações nesse final de século dos simbolistas cariocas - grupo ao qual pertencia Gonzaga Duque -, com questões que suscitavam a modernidade.  A busca de outras linguagens, fora do racionalismo pragmático e do ego liberal, marca as explorações dos intelectuais finisseculares numa direção trágica.
A autora articula crítica, utopia, tragicidade, e repensa a noção de modernidade na história cultural brasileira em que vivemos hoje.

Ana Carolina Almeida
            Graduanda em Letras





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar:
Todos os comentários são passíveis a moderações antes de sua publicação.

- Qualquer tipo de propaganda de outros blogs ou sites é vedada, para tal envie-nos um e-mail;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Privilegie a variedade padrão da língua;
- Para pedidos, dúvidas e afins utilize a seção "Contato";

Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.
EdUERJ©2009