terça-feira, 10 de novembro de 2009

ETNOGRAFIA E EDUCAÇÃO: RELATOS DE PESQUISA de Carmen Lúcia Guimarães de Mattos e Helena Amaral da Fontoura




Relatar nossas experiências por meio de palavras é sempre um processo árduo e delicado, pois exige reflexão, clareza e habilidade de escrita. Trata-se de conseguir fazer com que o leitor possa lançar um olhar adequado certo sobre o assunto estudado. É essa a ambição deste livro: sensibilizar o olhar, torná-lo mais crítico.
O leitor irá se deparar com doze relatos de pesquisas etnográficas que visam à compreensão de questões relacionadas à educação pública no Brasil. Ao tratar de temas como fracasso escolar, práticas de ensino-aprendizagem, educação especial, violência, entre tantos outros assuntos do cotidiano escolar, "Etnografia e educação: relatos de pesquisa" aguça olhares, propõe reflexões e pulveriza ideias e preconceitos aderidos há décadas à cultura e à política de nosso país.
A contribuição da etnografia se dá pela possibilidade de estudar a realidade a partir da voz dos sujeitos, por fornecer um aporte teórico que leve ao desvelamento dos espaços institucionais e uma visão profunda de uma realidade social complexa, composta de muitas variáveis. Entende-se, assim, que os indivíduos não estão apenas vivendo em determinado meio social, mas também construindo suas realidades como sujeitos.
É urgente ampliar o entendimento sobre a educação em nosso país. São urgentes também novos referenciais teóricos e metodológicos. As pesquisas, dessa maneira, contribuem para a compreensão dos processos de ensinoaprendizagem e das dimensões sociais, culturais e psicológicas que permeiam o cotidiano. Pensar o tema do fracasso a partir da ótica daqueles que sofrem – o que continua sendo um problema nacional – e nas consequências socioeducacionais drásticas para os jovens parece ser o primeiro passo para políticas mais reflexivas e, por isso, mais eficientes.
O presente livro, longe de estereótipos e preconceitos quanto aos setores menos favorecidos, contribui para desmistificar a incapacidade deles para o sucesso escolar. Além disso, busca avançar e contribuir para a discussão de novas teorias e práticas dentro do universo educacional – lança um novo olhar... E, assim, torna-se leitura muito preciosa para professores e pesquisadores que desejam entender melhor como a escola, por vezes, aprofunda as desigualdades e os caminhos que levam ao fracasso inúmeros alunos que ainda assim acreditam no poder transformador da educação.
Ricardo Freitas
Bacharel em Letras


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