Este livro oferece ao leitor resultados de ações, projetos, programas e atividades desenvolvidas em universidades públicas, com apoio do Ministério do Meio Ambiente. É um valioso instrumento de reflexão sobre um assunto que integra a pauta dos grandes debates políticos do momento, pelas maiores potências do mundo, visando à busca por equilíbrio entre as demandas de consumo da contemporaneidade e o “grito de socorro” do planeta, diagnosticado pelas alterações climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos.
Os artigos estão divididos em duas seções. Na primeira parte, discutem-se questões pertinentes à educação ambiental marinha e costeira, propondo políticas de preservação; na segunda, os autores apresentam projetos em andamento que têm como eixo a aplicabilidade das propostas educacionais para a área.
Ao abordar temas levantados pelo Relatório Mundial Independente sobre os Oceanos (CMIO), o livro expõe relatos de pesquisas e experiências realizadas em diversas regiões do país para uma adequada gestão costeira
tendo como base o desenvolvimento sustentável. O conceito de “Pegada Ecológica” (PE) é uma das contribuições fundamentais para que se compreenda o impacto causado por um indivíduo, grupo ou atividade humana sobre as condições socioambientais.
Para o organizador da obra, Professor Alexandre de Gusmão Pedrini, esses estudos concorrem para o pleno exercício da cidadania, pois oferecem relevantes informações sobre os mecanismos de depredação; e, em contrapartida, trazem algumas propostas de preservação do meio ambiente. Este conhecimento configura um verdadeiro estímulo para que a sociedade possa intervir de forma crítica e emancipadora n esse processo.
Educação ambiental marinha e costeira no Brasil
Alexandre de Gusmão Pedrini (Org.)
ISBN: 978-85-7511-180-2 160x230 mm 274 páginas
Preço: R$ 40,00
Os professores deveriam estruturar pesquisas de avaliação da percepção ambiental frente à problemática das Mudanças Climáticas e solicitar aos alunos que apliquem os questionários em suas casas. O resultado (análise de todos os questionários) seria analisado em sala de aula e, a partir das conclusões (identificação de não conformidades de conhecimento), realizar eventos na escola (com a presença de familiares dos alunos) onde os pontos identificados como problemáticos seriam debatidos e esclarecidos.
ResponderExcluirNúcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
Grupo sem fins lucrativos
roosevelt@ebrnet.com.br