A parceria da EdUERJ com o mestre Márcio Couto Henrique resultou na publicação do livro "Um toque de voyerismo. O diário de Couto Magalhães (1880 - 1887)". Trabalho de dedicação e de muita pesquisa oferece ao leitor a descoberta do mundo curioso de um importante político para Brasil, Couto de Magalhães.
O jornal de Belém, O Liberal, em 22 de novembro publicou uma exclusiva entrevista com o autor Márcio Couto no caderno Magazine, em destaque "Livro revela a sexualidade da sociedade brasileira do século XIX".
Couto de Magalhães era as duas coisas: tanto heróico quanto humano. 'Usei Couto de Magalhães como uma janela para estudar a sociedade brasileira da segunda metade do século XIX', esclarece o autor. Márcio destaca os dois principais fatos que fazem do político uma personalidade importante para a história do Brasil. 'Ele foi o primeiro intelectual a coletar informações sobre o folclore brasileiro. Publicou lendas indígenas, principalmente amazônicas, no livro ‘O selvagem’ (1876), a partir do qual desenvolvi a minha pesquisa do mestrado.' O segundo motivo foi sua atuação na Guerra do Paraguai, na qual venceu muitas batalhas, entre elas a de Corumbá, momento em que acabou com a posse dos paraguaios sobre o município de Mato Grosso do Sul. (fonte: Jornal O Liberal)
Para ler mais acesse o site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia antes de comentar:
Todos os comentários são passíveis a moderações antes de sua publicação.
- Qualquer tipo de propaganda de outros blogs ou sites é vedada, para tal envie-nos um e-mail;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Privilegie a variedade padrão da língua;
- Para pedidos, dúvidas e afins utilize a seção "Contato";
Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.
EdUERJ©2009