quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Promoção "Educação ambiental marinha e costeira no Brasil"




Com o lançamento do livro "Educação ambiental marinha e costeira no Brasil", do professor Alexandre de Gusmão Pedrini, sortearemos 1 (um) exemplar entre os nossos seguidores.
Para participar é fácil:
retuíte a frase: RT @EdUERJ: Eu quero o  livro "Educação ambiental marinha e costeira no Brasil " e você? http://bit.ly/promo-edamb  e um e-mail válido na nossa caixa de comentários.
A promoção já começou e é válida até o dia 02/11/2010

O resultado será divulgado aqui no blog em 03/11/2010 às 12h

A EdUERJ convida para o lançamento do livro "Educação ambiental marinha e costeira no Brasil"

Parabéns, professora Zeny!

Professora Zeny e nosso editor executivo, professor Italo Moriconi


Por Henrique Biscardi


A professora Zeny Rosendahl, do Instituto de Geografia da UERJ, recebeu o Prêmio ao Mérito Geográfico como co-autora do livro Cultura, territorios y prácticas religiosas (Buenos Aires, Prometeu Libros, 2009), concedido pelo conselho de diretores da Sociedade Argentina de Estudos Geográficos (GÆA).

Responsável pela publicação do periódico Espaço e Cultura do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC), do qual é coordenadora, a professora e demais autores do livro receberam o Prêmio durante a cerimônia de abertura do Congresso Internacional do Instituto Geográfico Nacional da Argentina.

A premiação foi instituída em 1992 e está direcionada a instituições e profissionais que fazem pesquisas de Geografia e áreas afins. Segundo o comunicado de premiação da GÆA, Cultura, territorios y prácticas religiosas foi contemplada por ser uma obra dedicada à Geografia Cultural, fruto de colaboração de um programa internacional de pesquisas e porque ajuda a refletir sobre as transformações sociais contemporâneas e suas dinâmicas espaciais no espaço geográfico.

A professora Zeny Rosendahl - junto ao professor Roberto Lobato Corrêa - é organizadora de uma das mais celebradas coleções da EdUERJ, a série Geografia Cultural, atualmente composta de 19 títulos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Chegou! "Educação ambiental marinha e costeira no Brasil

Por Henrique Biscardi


 


Este livro oferece ao leitor resultados de ações, projetos, programas e atividades desenvolvidas em universidades públicas, com apoio do Ministério do Meio Ambiente. É um valioso instrumento de reflexão sobre um assunto que integra a pauta dos grandes debates políticos do momento, pelas maiores potências do mundo, visando à busca por equilíbrio entre as demandas de consumo da contemporaneidade e o “grito de socorro” do planeta, diagnosticado pelas alterações climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos.

Os artigos estão divididos em duas seções. Na primeira parte, discutem-se questões pertinentes à educação ambiental marinha e costeira, propondo políticas de preservação; na segunda, os autores apresentam projetos em andamento que têm como eixo a aplicabilidade das propostas educacionais para a área.

Ao abordar temas levantados pelo Relatório Mundial Independente sobre os Oceanos (CMIO), o livro expõe relatos de pesquisas e experiências realizadas em diversas regiões do país para uma adequada gestão costeira
tendo como base o desenvolvimento sustentável. O conceito de “Pegada Ecológica” (PE) é uma das contribuições fundamentais para que se compreenda o impacto causado por um indivíduo, grupo ou atividade humana sobre as condições socioambientais.

Para o organizador da obra, Professor Alexandre de Gusmão Pedrini, esses estudos concorrem para o pleno exercício da cidadania, pois oferecem relevantes informações sobre os mecanismos de depredação; e, em contrapartida, trazem algumas propostas de preservação do meio ambiente. Este conhecimento configura um verdadeiro estímulo para que a sociedade possa intervir de forma crítica e emancipadora n esse processo.


Educação ambiental marinha e costeira no Brasil
Alexandre de Gusmão Pedrini (Org.)
ISBN: 978-85-7511-180-2 160x230 mm 274 páginas
Preço: R$ 40,00